Dentistas explicam a melhor forma de escovação e dão dicas de pasta

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a melhor técnica de escovação é aquela em que a pessoa é capaz de remover a maior quantidade de placa bacteriana e resíduos alimentares sem provocar danos aos dentes e às gengivas, como desgaste, ferimentos ou retrações.

A cárie é formada por bactérias provocadas pela acidez dos alimentos, que descalcifica e corrói o esmalte do dente. Já a placa bacteriana ocorre por causa dos restos de alimentos em contato com a saliva e pode formar uma calcificação, ou seja, uma placa dura chamada tártaro. Se não for removido, ele pode causar inflamação e retração da gengiva, além de destruir o tecido ósseo que segura o dente, deixando-o mole.

O tártaro pode levar problemas periodontais e apenas o dentista consegue removê-lo. A formação varia entre os pacientes, pois depende da composição da saliva, que contém sais minerais, e dos tipos de bactérias que o indivíduo apresenta na boca.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/dentistas-explicam-melhor-forma-de-escovacao-e-dao-dicas-de-pasta.html

 

Voltar