Práticas de coaching em saúde nas empresas são comuns. Tanto internamente como por meio de planos e seguradoras, grandes corporações estão acostumadas a atividades voltadas à educação, orientação e treinamento, visando criar hábitos saudáveis por meio de ações de prevenção e de qualidade de vida (incluindo promoção de atividade física, informações sobre como deixar de fumar, escolha de alimentos nutritivos etc).
Mas até recentemente não era consenso nas empresas que esse tipo de serviço se estendesse à saúde bucal. No Brasil, o tratamento dos dentes sempre foi mais voltado à atenção individual e curativa, a exemplo de restaurações, extrações, tratamento de canal etc. Não se pensava em prevenção desses problemas antes que aparecessem, mas em saná-los depois.
A OdontoPrev, empresa de planos exclusivamente odontológicos, inovou ao adotar um programa específico que se aproxima mais do modelo de ações voltadas para a qualidade de vida dos funcionários de seus clientes. Em 2013, participaram desse programa 57 empresas, totalizando 5.177 funcionários.
Os resultados apontam para dois dos principais problemas bucais. O primeiro são as doenças periodontais com sangramento na gengiva, que podem ser desde uma simples gengivite até algo mais grave, como periodontite, e que, a longo prazo, pode levar à perda de dente. Entre os mais de 5 mil participantes do serviço, cerca de 70%, um número muito alto, relataram ter sangramento gengival quando passam o fio dental ou escovam os dentes. O dado coincide com o relatório da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, que alerta para a falta de acesso à atenção em saúde bucal dos adultos e idosos que, por muito tempo, não foram priorizados pelos serviços de saúde.
Outro problema associado à saúde dos funcionários é o desconhecimento sobre câncer bucal, doença cuja incidência é alta no Brasil, com mais de 10 mil novos casos por ano. A maioria dos funcionários que participou do serviço (77%) afirma não saber como fazer o auto-exame preventivo e os fatores de risco, como má higiene bucal, consumo de álcool em excesso, tabaco e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.
Ferramenta digital.
Para mapear os problemas bucais nas empresas clientes e desenvolver programas preventivos, a OdontoPrev desenvolveu uma ferramenta digital exclusiva, que funciona inicialmente por meio de questionário online de avaliação. O questionário aborda os principais temas relacionados à saúde da boca.
Constatados os riscos e os problemas mais comuns, a OdontoPrev pode desenvolver uma agenda de prevenção com palestras presenciais, cartazes, cartilhas, orientações online via e-mail (personalizado ou por meio de dicas gerais) ou orientações via site. E, além disso, oferece informações gerais sobre prevenção no blog da empresa, no facebook e no twitter.
De forma mais detalhada, esse serviço tem as seguintes finalidades:
- Diminuir a incidência de doenças bucais, por meio da orientação sobre os hábitos alimentares, de higiene e fatores de transmissão
- Alertar e orientar sobre os agravos da saúde geral relacionados à saúde bucal, como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes, risco de parto prematuro
- Estimular o retorno para consulta preventiva com o intuito de reduzir a incidência de doenças bucais, como cárie e doença periodontal
- Contribuir para o diagnóstico precoce do câncer bucal por meio de orientações para a realização de autoexame e identificação dos sinais indicativos de perda da normalidade do tecido bucal
- Ampliar o conhecimento sobre traumatismo bucal e suas primeiras providências
- Aperfeiçoar a técnica de escovação de crianças